SANTA CASA DE BATATAIS INAUGURA NOVA ÁREA DE ATENDIMENTO

14/01/2020



À partir do dia 1 de Janeiro está funcionando uma nova área de atendimento na Santa Casa de Batatais, a Triagem Neonatal. Nesse novo atendimento os recém-nascidos farão o exame do pézinho e o exame da orelhinha, ambos obrigatórios e fornecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).  

O teste do pezinho, deve ser feito no recém-nascido entre o 3º (72h completas) e o 5º dia de vida. Com o exame é possível diagnosticar, precocemente, várias doenças, que podem deixar sequelas irreversíveis se não forem tratadas a tempo. Um ato simples que possibilita um desenvolvimento saudável.

O teste da orelhinha é um exame simples, não invasivo realizado com o bebê dormindo. É feito no recém nascido antes da saída da maternidade. Feito por uma fonoaudióloga a qual irá avaliar o funcionamento da orelha. Ou seja, detectar problemas auditivos cocleares congênitos. É importante pois qualquer bebê pode nascer com problemas auditivos ou adquirí-los nós primeiros dias de vida. Todo problema auditivo deve ser detectado ao nascimento para que o desenvolvimento da criança não seja comprometido. Sua realização é obrigatória pois a audição é de extrema importância para a aquisição e desenvolvimento da linguagem e da fala.