Semana Nacional de Humanização – Eventos

A Santa Casa de Batatais, em consonância com as Políticas Estadual/Nacional de Humanização, está novamente engajada nas propostas e realiza a “Semana Nacional de Humanização”. A proposta traz importantes aspectos relacionados a produção de saúde, como o modo de relacionar com o usuário e a sensibilização do cuidado, considerando as necessidades do indivíduo, suas singularidades; capacitando as equipes para lidar com as diferentes demandas e suas complexidades, dando um suporte integral e qualificado.
A Política Nacional de Humanização (PNH) no Sistema Único de Saúde, lançada em 2003, vinculada à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, aponta para a construção de uma nova linha de cuidado, com abordagem integral e humana, respeito a diversidade e aos vários saberes que estão associados a cultura de cada usuário, não restringindo apenas ao atendimento da queixa-sintoma-tratamento.
Torna-se possível evidenciar, mediante a este movimento de significativas mudanças, uma maior disseminação da cultura e concepção, onde a Humanização configura-se como política que perpassa todas as ações e instâncias gestoras, incentivando trocas solidárias para a construção da saúde e protagonismos de seus atores, além da indissociabilidade entre gestão, profissionais e pacientes.
De acordo com a Política Nacional, Humanizar se traduz, então, como inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho.

 

26/04

Hoje pela manhã a Santa Casa de Batatais contou com a presença do Dr. Caio Prado (Diretor da Mater RP) para apresentação sobre os parâmetros e diretrizes de humanização em maternidades e projeto “Nascer”, reforçando a proposta da Instituição de disseminar os conceitos e a cultura de Humanização em consonância com as Políticas Estadual e Nacional.

 

27/04

Hoje no período da manhã houve apresentação da Diretora de Humanização do Departamento Regional de Saúde XIII Élida Lucchesi e da Psicóloga Maria Augusta Rosa que abordaram questões relacionadas a integralidade dos envolvidos na produção de saúde, enfatizando a importância da sensibilização dos cuidados.
 
No período da tarde, contamos com a presença do grupo Expresso Riso de Ribeirão Preto que percorreu os setores para integração com os profissionais presentes.

 

28/04

Hoje no período da tarde a Santa Casa contou com a participação do Psicólogo Felipe Areco do Centro Avançado de Oncologia de Ribeirão Preto, para apresentação sobre a “Sensibilização dos Cuidados” e compartilhamento de informações acerca da proposta de humanização.