II Semana Nacional de Humanização – Eventos

Sábado – 11 de Abril

Finalizando a II Semana Nacional de Humanização, no dia 11 o grupo Transformação mais uma vez apresentou-se e dessa vez em nossa Unidade de Cuidados Prolongados.

Agradecemos aos parceiros, colaboradores e equipe de realização, que contribuíram efetivamente com este evento, evidenciando que o sucesso das propostas depende do envolvimento e adesão de todos !

Sexta Feira – 10 de Abril

No dia 10/04, a Santa Casa contou com a presença do Grupo Expresso Riso, de Ribeirão Preto, que realiza o trabalho de visita em hospitais há quase 10 anos, visando amenizar a angustia decorrente do processo de adoecimento e estimulo a superação de tal estado.

Quinta Feira – 09 de Abril

No dia de hoje no período da manhã, contamos com a participação de profissionais do CREAS de Batatais, sendo abordada a questão da violência em suas múltiplas formas e consequências.

No período da tarde recebemos a profissional da Secretaria Municipal de Saúde e Assistente Social do CTA, para abordagem de temas relacionados ao tratamento humanizado nos casos de doenças infectocontagiosas. Assim ocorreram “Rodas de Conversas” com a participação dos profissionais da Santa Casa para tratar de forma horizontal de temas pertinentes à prática e condutas profissionais.

No final da tarde houve também uma “apresentação de música caipira raiz” na Unidade de Cuidados Prolongados, como forma de inserção da musicoterapia no contexto hospitalar.

Quarta Feira – 08 de Abril

Mais uma vez, houve a apresentação do grupo de expressão corporal, “Transformação”, aos pacientes e profissionais da Unidade de Terapia Renal dos turnos A, B e C.

Terça Feira – 07 de Abril

Hoje no período da manhã e tarde, houve apresentação do grupo de expressão corporal, “Transformação”, aos pacientes e profissionais da Unidade de Terapia Renal dos turnos D e E, trazendo um enfoque na motivação e superação da doença com entrega de material (CD) com conteúdo sobre o tema abordado.

Segunda Feira – 06 de Abril

A Santa Casa de Batatais, em comemoração da II Semana Nacional de Humanização, no período da manhã, contou com a participação da Diretora do núcleo de humanização do DRS XIII de Ribeirão Preto, Elida Rodrigues Luchesi, para realização de orientações pertinentes e sensibilização da Equipe transdisciplinar, sobre dispositivos e ferramentas propostos pelas Políticas Nacional e Estadual de Humanização.

No período da tarde, houve realização de Oficina de acolhimento aos acompanhantes, que foram orientados pelo setor psicossocial, sobre regras e funcionamento da Instituição, sobre a responsabilização com os pacientes (prevista em lei), ressaltando a importância dos cuidados referente também à saúde do cuidador.