Câmara Municipal homenageia os 100 anos da Santa Casa de Batatais

_DSC1764

Na noite do ultimo dia 20, em sessão solene, câmara municipal de Batatais, presidida pelo vereador Luis Fernando Benedini Gaspar Junior, prestou significativa homenagem ao centenário de fundação da Santa Casa e Hospital Major Antonio Candido, com a presença de algumas dezenas de pessoas.
Uso da palavra
Abertura sessão o primeiro a se pronunciar foi o autor do projeto vereador José Carlos Barbieri. em seguida o vereador Thiago Bertanha em nome do legislativo, seguido pelo jornalista e editor do nossa cidade, Tomas Roberto Ravanhani Rodrigues e João Edno Garcia ressaltando alguns importantes dados históricos da trajetoria dos cem anos dessa instituição, também usando fotos e um filme antigo de 1954. Logo após também usou da palavra o advogado e professor Dr. José Carlos Garcia de Freitas.
Homenagens
Foram entregues diplomas de honra ao mérito para:
Maria Aparecida Matos Silva, representando os funcionários da Santa Casa.
Santo de Melo, representando os ex-funcionários.
Dr. Ricardo Mele, representando os ex-integrantes do corpo clinico.
Dr Lourival Zaparolli, representando os médicos da Santa Casa.
Ana Lucia Marques Pereira, representando a mesa diretora e o conselho da Santa Casa.

Arranjos de flores também foram entregues para:
Regina Célia Alves Moura, representando a família Major Antonio Candido (neta).
Maria Cristina Alves Rodrigues, representando a família do Dr. Luis Candido Alves (filha).

Na sequência houve a entrega da placa comemorativa aos 100 anos de fundação da santa casa.
Após, algumas pessoas usaram da palavra.
Síntese Histórica
A Santa Casa foi fundada em 14 de junho de 1913 graças a ajuda humanitária de Dona Eufrauzina Maria do Carmo, viúva e sem herdeiros, que doou seus bens remanescentes e grande quantia de dinheiro para esse fim, auxiliando pobres e doentes. Ela faleceu quatro anos antes de ver seu objetivo concluído, em 22 de agosto de 1909.
Em 1º de maio de 1938 foi inaugurado o hospital devido as doações do fazendeiro Major Antonio Cândido Alves Pereira.