Santa Casa de Batatais recebe Certificação Ouro do CEALAG

No último dia 28 de Novembro de 2011, a Provedora Dra. Lair Moura S. M. Jusevicius, Presidente Dr. Juraci F. do Nascimento, Diretor Administrativo José Roberto dos Reis e o Superintendente Silvio Bérgamo da Santa Casa de Batatais, a convite da CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, foram à cidade de Campinas para receber a Certificação obtida na avaliação dos resultados do PROGRAMA DE REVITALIZAÇÃO DOS HOSPITAIS FILANTRÓPICOS, realizados também na Santa Casa de Batatais.

O programa é um projeto de grande valia, totalmente custeado pela CPFL e executado em parceria com o Centro de Estudos Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão (CEALAG), desenvolvidos pelos seus professores do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, e tem como objetivo a finalidade de qualificar, treinar e avaliar a qualidade da Gestão Hospitalar dos Hospitais Filantrópicos no Estado de São Paulo, criado pela CPFL em 2005, o projeto teve início em caráter experimental em 2006/2007 beneficiando 6 (seis) Entidades do interior do Estado, e em 2008/2010 houve o envolvimento de mais 32 (trinta e duas) entidades, entre as quais a Santa Casa de Batatais foi uma das beneficiadas.

O Projeto, além de qualificar e treinar as equipes de Gestores, também trouxe benefícios através de investimentos que resultaram nas trocas do sistema de iluminação dos hospitais participantes do projeto, a substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas econômicas e mais eficientes, além das trocas de reatores e componentes que demandariam um menor consumo de energia e consequente redução de custos.

O procedimento de Certificação é o resultado dos esforços das Entidades por melhorar suas Gestões, avaliados por profissionais técnicos da CEALAG, caracterizados por categorias e de acordo com a eficiência da Gestão Administrativa de cada entidade, sendo a categoria bronze atribuída aos hospitais com até 40% de melhorias e atendimentos das ações e metas atingidas, prata para os que chegaram aos 60%, e ouro para os que apresentaram resultados avaliados superiores a 80% das ações e metas exigidas na qualificação das gestões.

A SANTA CASA DE BATATAIS, em sua avaliação alcançou a nota 88,2, e ficou em 4º lugar entre as 32 Entidades participantes do Programa, no período de 2008/2010, o que possibilitou receber a premiação de categoria “OURO”.

Para alcançar o resultado ” Certificação Ouro “, O Programa exigiu grandes esforços das equipes e profissionais colaboradores da Santa Casa, foram realizados cursos com duração de 8 horas por dia aos profissionais de diversas áreas administrativa e técnica do hospital, para aperfeiçoamento e atualização nas gestões de serviços e departamentos, durante os dois anos de execução do Programa, inclusive, os profissionais como atuação no desenvolvimento técnico hospitalar também passaram por aprimoramento realizando curso de pós graduação em administração hospitalar, foram realizadas diversas etapas, dentre elas a pesquisa de satisfação e clima organizacional, elaboração de processos de trabalho para todas as atividades e setores visando reduzir custos e retrabalho, elaboração de Planejamento Estratégico, o estabelecimento dos indicadores e resultados, enfim, houve um esforço de todos para busca de melhorias e resultados de economia que valeram a pena.

De acordo com os serviços e complexidades assistenciais disponibilizados pela Santa Casa à população local e micro regional, a Certificação ” Ouro ” significa uma importante conquista, até porque nosso hospital possui um diferencial médico e tem atraído pacientes de outras regiões do Estado, e até mesmo da Capital, para receberem tratamentos e realizarem procedimentos cirúrgicos especializados em nossa Santa Casa, o que poderá aumentar ainda mais a procura de nossos serviços em razão da Certificação.