Participação dos dirigentes da Santa Casa no 21º congresso nacional em Brasília

Silvio, José Reinado (Presidente da CMB), Dra. Lair (Provedora Sta Casa) e Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha

No último dia 16 a 18/08/2011, os representantes da SANTA CASA DE BATATAIS, Dra. Lair Moura Sala Malavila Jusevicíus (Provedora), Silvio Bergamo (Superintendente) e José Roberto dos Reis (Administrador Hospitalar), estiveram em Brasília participando do XXI Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos.

Entre os importantes temas abordados, discutiu-se os conceitos de humanização da assistência à saúde e anúncio pelo Ministério da Saúde de novos projetos onde será investido no fortalecimento da rede de regionalização da assistência geral do SUS, e que consequentemente, ocorrerá com a participação dos hospitais filantrópicos por ter um papel significativo no contexto assistencial e nacional, onde 6,28% da assistencial ambulatorial e 46,28% das internações são realizadas pela rede filantrópica.

Um dos principais focos e objetivo do Ministério da Saúde é realizar investimentos e custeio da assistência na rede de Urgência e Emergência, rede cegonha, na atenção psicossocial com ênfase nos dependentes químicos, e no atendimento especializado de internações de longa permanência a pacientes com doenças crônicas sob cuidados prolongados.

Em relação ao projeto de assistência a pacientes crônicos e sob cuidados prolongados, a Santa Casa já tem uma experiência neste tipo de atendimento há mais de dez anos, e tivemos a oportunidade de expor para o Ministro da Saúde e sua equipe, principalmente à Diretora do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Dra. Alzira de Oliveira Jorge, que ficou muito impressionada com o trabalho que aqui em Batatais vem sendo realizado pela Santa Casa.