A Santa Casa recebe certificação de qualidade em gestão hospitalar da CPFL

No ultimo dia 29 de Abril de 2010 o Superintendente da Santa Casa de Batatais Silvio Bérgamo juntamente com o Diretor Adminstrativo José Roberto dos Reis e Danila Ardevino, reprentando a Provedora da Santa Casa Dra. Lair Moura Sala Malavila Juscevicius, compareceram em Campinas/SP na sede cultural da CPFL Energia para receber a certificação de qualidade em gestão hospitalar juntamente com outras 49 instituições filantrópicas que participam do Programa CPFL de Revitalização Hospitalar.

O programa tem o objetivo de profissionalizar a administração dos hospitais filantrópicos a partir dos critérios de excelência na gestão da qualidade e aperfeiçoar os serviços prestados à população. O evento contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde, Profs. Dr. Luiz Roberto Barradas Barata, Dr. José da Silva Guedes, e demais consultores do projeto, inclusive o Dr. Valdemar Kiyshi Murakami e Dr. Paulo Carrara de Castro.

A certificação é dividida em três categorias: Ouro, Prata e Bronze, de acordo com a pontuação obtida individualmente pelas instituições. Os critérios de pontuação foram definidos pelo CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar) para hospitais com mais de 150 leitos e primam pela excelência nos processos. Um outro critério de avaliação, criado pela CPFL em parceira com o CEALAG para hospitais de 50 a 150 leitos, também possui três categorias e reconhece os esforços das instituições para melhorar os seus processos internos. “É um mecanismo de incentivo para que os hospitais continuem a busca pela excelência, alcançando a pontuação e a qualidade exigidas nos critérios do CQH”, explica Henrique Lian, gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CPFL Energia.

As instituições participantes do programa criaram comitês de revitalização que garantirão a continuidade dos trabalhos mesmo após o término da parceria com a CPFL. “Nosso objetivo é dar ferramentas e conhecimento para esses hospitais para que eles possam, por eles mesmos, desenvolver e aperfeiçoar suas técnicas gerenciais”, afirma Lian. Ele destaca também os participantes do programa foram motivados a criar redes para solução de problemas comuns e a obter o engajamento da sociedade para ações voluntárias em benefício das instituições.

O programa foi desenvolvido pela CPFL em parceira com o CEALAG (Centro de Estudos da Santa Casa de São Paulo) e FEHOSP (Federação dos Hospitais Filantrópicos de São Paulo), e apoio da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, CQH (Compromisso pela Qualidade Hospitalar) e FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), o Programa de Revitalização Hospitalar privilegia as instituições filantrópicas das cidades atendidas pelas distribuidoras de energia elétrica do Grupo CPFL Energia no estado de São Paulo.

A Premiação da categoria Prata é um motivo de muito orgulho para a Diretoria e funcionários da Santa Casa, uma vez que todos se uniram no sentido de melhorar a qualidade do atendimento e assistência. O projeto continuará sendo executado com ações que possibilitará alcançar uma nova certificação no futuro, quem sabe uma classificação da categoria ouro, embora, as etapas futuras dependerão de mais investimentos na qualificação técnica do pessoal, na reestruturação e melhoramentos das instalações e alojamentos das unidades de internações da instituição.

Hospitais premiados pela CPFL/CEALAG
Categoria Ouro