Entrega do Ambulatório “Dr. José Garcia de Barros”

CIMG0038

Na terça-feira, 26 de maio, foi realizada nas dependências da Santa Casa de Misericórdia de Batatais a solenidade de entrega das obras de reforma e adequações do Ambulatório de Urgência e Emergência ‘Dr. José Garcia de Barros’. Contando com a presença do prefeito José Luis Romagnoli, do vice Eduardo Oliveira, do Diretor Regional de Saúde, Ronaldo Dias Capeli, do presidente da Câmara Municipal Miguel Tosti, da secretária de Saúde Luciana Nazar Maluf, de vereadores, direção da Santa Casa, familiares do homenageado e convidados a cerimônia transcorreu de forma rápida e marcou um novo momento da saúde pública de Batatais.

A secretária Luciana destacou o aspecto da humanização do atendimento. “A humanização do atendimento hospitalar requer mudança de valores, comportamento, conceitos e práticas exigindo dos profissionais um reposicionamento no que se refere ao atendimento dos usuários. A humanização é tudo quanto seja necessária para tornar a instituição adequada a pessoa humana e a salvaguarda de seus direitos fundamentais ou seja pode-se dizer que humanização é um movimento de ação solidária em prol de uma produção de saúde digna para todos, cooperando com as pessoas, buscando reciprocidade e ajuda mútua”, destacou Luciana.

Na sequência, falaram o presidente da Câmara Municipal, Miguel Tosti, a tesoureira da Santa Casa, Nila Macedo, representando a provedora Lair Moura Salla Malavila Jucevícius, o superintendente do Hospital, Silvio Bérgamo, além do Diretor Regional de Saúde, Ronaldo Dias Capeli e do prefeito José Luis Romagnoli.

Capeli elogiou o trabalho realizado pelas autoridades de Batatais no setor de saúde e afirmou que o município é exemplo para o estado. Afirmou que os serviços de hemodiálise e UTI só funcionam na cidade graças ao trabalho do prefeito Zé Luis e ressaltou o empenho da secretária Luciana na busca de melhores condições de atendimento da população. Por fim entregou ao superintendente da Santa Casa o certificado declarando que o Hospital Major Antônio Cândido é uma das melhores instituições de saúde do Estado de São Paulo.

O prefeito Zé Luis, emocionado, lembrou do trabalho realizado até agora para colocar a saúde de Batatais em melhores condições e da importância da parceria com a Santa Casa. “É o único hospital que nós temos e durante todo o meu mandato a prefeitura vai continuar sendo parceira”, ressaltou.

De acordo com informações do superintendente Silvio Bérgamo as melhorias realizadas no ambulatório foram: 4 novos consultórios construídos e outros 6 reformados, totalizando 10 consultórios que contam com computador, acionador do painel de chamada de pacientes e todos equipamentos e móveis necessários para atendimento da população de forma adequada. Além disso, foi montada uma nova sala de espera com sanitários, TV e climatizador e criada a sala de acolhimento, onde uma enfermeira recebe o paciente e processa as primeiras informações com aferição da pressão arterial, pesagem e anotações necessárias para melhor encaminhamento e agilidade no atendimento, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde.

O Ambulatório de Urgência e Emergência, ou Pronto Atendimento como é mais conhecido, tem ainda uma sala para aplicação dos medicamentos com divisórias, para melhor conforto e privacidade dos pacientes e um novo posto de enfermagem.