Jornada de Terapia Intensiva comemora o primeiro ano de funcionamento da UTI

jornada_uti

Será realizada na sexta-feira, dia 26 de outubro e no sábado, dia 27, a Jornada de Terapia Intensiva em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da UTI ‘José Basílio Zanetti’, da Santa Casa de Misericórdia de Batatais. O evento será realizado no auditório do CIAC – Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão, na Praça Cônego Joaquim Alves, 167 e tem como público-alvo profissionais e acadêmicos da área da saúde, com interesse em temas ligados a terapia intensiva.

A abertura será realizada na sexta-feira, às 19 horas, com a presença de autoridades. Na seqüência haverá palestra sobre a História das UTIs, com o médico Douglas Ferrari, presidente da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva. Às 21 horas, Antônio Marcos Barbosa da Silva, intensivista responsável pela UTI de Batatais estará falando sobre a história da unidade.

Na programação para o sábado constam: palestra sobre ‘Infecção Hospitalar em Unidade de Terapia Intensiva’, com a enfermeira Maria Verônica Ferreira, às 9 horas. Palestra ‘Choque Cardiogênico, uma abordagem multiprofissional’, com o Dr. Firmino Haag Ferreira Júnior, médico supervisor e responsável pela UTI da Beneficência Portuguesa de São Paulo, às 11 horas. Workshop de Ventilação Mecânica, com a fisioterapeuta Alessandra Nunes Mazer, às 12h30. Palestra sobre ‘Desmame da Ventilação Mecânica – Índices Preditivos da Função Ventilatória, às 14 horas e Palestra sobre ‘Terapia Nutricional no Paciente Crítico’, com o médico nutrólogo Marcos Aurélio Ogando.